segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Projeto Análise dos Personagens de Willian Shakespeare

Obra: Otelo, o mouro de Veneza

Presonagens Principais:


Otelo: General mouro e nobre a serviço da republica de Veneza. A sua idade não é revelada na obra, mas são encontradas algumas passagens que nos remetem a idéia de que ele era um homem de idade avançada. Apesar da sua aparencia rude, Otelo possuia caráter, atitudes e sentimentos nobres. Entretanto, era ingenuo, pois desconhecia a maldade humana e era incapaz de reconhecer a malicia nas pessoas. Isso é percebido quando ele descobre que fora traido por Iago e acredita que tal atidude não é obra de uma pessoa, mas do diabo. "Procuro ver-lhe os pés. Mas não...É pura fábula.Se fores o diabo, não conseguirei matar-te."(Fere Iago) Alé disso Otelo era fraco, ele não acredito que seu amor era forte suficiente, bastou que Iago insinuasse que Desdemona o estava traindo para que ele acreditasse.

Desdêmona: É uma jovem nobre, pretendida por varios jovens das melhores familias da república, não só por sua beleza, mas também por seu rico dote. Ela era "Uma jovem tão timida, de espírito tao sucegado e calmo, que corava os seus próprios anseios!..." Tais características, ficam explicitas na atitude de seu pai, que ao saber que ela casou-se com o Mouro, atribuiu tal fato á bruxarias.Em uma época em que os casamentos eram arranjados pelos pais, Desdemona gozava do previlégio de poder escolher seu próprio marido, porque seu pai confiava muito nela.Todo esse perfil singelo que envolve desdemona sofre uma brusca alteração quando ela abandona a sua familia e, apesar das diferenças de idade e raça, vai viver ao lado de Otelo em sua aventura militar. O fim de Desdemona é extremamente triste: Além de ter sua imagem de esposa dedicada maculada, ela é abandonada por Deus, ou seja nos seus últimos momentos de vida, não teve se quer o consolo da religião.Desdemona é um personagem que além de tudo que já foi dito, nos ajuda a entender um pouco mais do próprio Otelo. Por meio dela nos é revelado os traços morais de Otelo, características essas que contrastam com seu exterior rude.

Iago: Era uma figura mais diabólica do que humana. Ele era alferes de Otelo, no regime militar atual, alferes corresponde ao posto de segundo tenente. Ele era um pessoa vil, não media esforços para alcançar seus objetivos de todo lado negro de sua alma vem a tona em seu monologos. Iago odiava Otelo. Não suportava o fato de Otelo ter promovido cassio ao posto de tenente.Iago era muito manipulador fazia com que acreditassem que ele era inocente quando ele não era.

Um comentário:

  1. Você poderia relatar o perfil de mais personagens. ..e também suas trajetórias?

    ResponderExcluir